quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COMMEDIA DELL’ARTE

Entre os séculos XVI e XVII, na Itália crescem os espetáculos que acontecem destro dos palácios e também nas praças públicas. Surge então a “Commedia Dell’ Arte”, importante linguagem teatral popular, que se utiliza do improviso e até hoje é referência para diversas  linguagens do teatro de rua. Nela, os personagens são fixos, caracterizados por máscaras, comportamentos e atitudes corporais e são divididos em duas categorias: patrões e criados.
Os grupos de “Commedia Dell’Arte” montavam seu palco ao ar livre e, geralmente, chamavam a atenção do público com malabarismos e acrobacias. Seus espetáculos eram improvisados a partir de um roteiro de cenas (canovacci), e os personagens eram fixos.
A maioria dessas trupes viajava em carroça que servia como palco de seus espetáculos, por isso, o cenário era bem simples, geralmente uma tela pintada ou, às vezes, nem isso.
A precariedade de cenário era compensada com a habilidade dos atores.

PRINCIPAIS AUTORES DESSE PERÍODO
Willian Shakespeare (1564 – 1616, Inglaterra): “Hamlet”; “Romeu e Julieta”; “Ricardo III”; “As Alegres Comadres de Windsor”; “Othello”; “Macbeth”; “A Comédia dos Erros”e “A Tempestade”, entre outros.
Molière (1622 – 1673, França): “As Preciosas Ridículas”; “Escola de Maridos”; “Tartufo”; “O Avarento”; “O Burguês Fidalgo” e “O Doente Imaginário”, entre outros.
Lope de Vega (1562 – 1635, Espanha): “Fuentovejuna”; “Estrela de Servilha”; “La Dama Boba”; “O Vilão No Seu Canto”, entre outros.
Calderón de La Barca (1600 – 1635, Espanha): “La Dama Duende”; “Casa Com Dos Puertas, Mala Es De Guardar”; “El Médico De Su Honra”; “La Vida Es Sueño”; “El Gran Teatro Del Mundo”; “El Mágico Prodigioso”; “El Dia Mayor De Los Dias”, entre outros.
Torquato Tasso (1544 – 1595, Itália): “Rime, Animita”

CURIOSIDADES:

Foi nessa época que passaram a ser cobrados ingressos para apresentações de teatro; e ser ator tornou-se uma profissão.
Também foi nesse tempo (séc. XVII) que as mulheres começaram a fazer teatro. Até então, os papéis femininos eram interpretados por homens.












BIBLIOGRAFIA
APOSTILA Caixa Mágica o Universo do Teatro, Pesquisa: Eloisa Elena e Claudia Miranda
Site: http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u14.jhtm
Imagens:



Nenhum comentário:

Postar um comentário