Pluralidade cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religião (católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) ou de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural que faz do mundo um lugar rico. Um mundo rico em cultura. Mas o que é a cultura? São as tradições, os costumes, os valores, as crenças,a educação, enfim, tudo o que é criado pelo homem. Mas não é preciso ir longe para perceber esta pluralidade. Basta ir ao bairro do Bexiga (tradicional bairro de imigrantes italianos), ou ao bairro da Liberdade. A pluralidade cultural é muito presente em nosso dia-a-dia, inevitável e cheia de graça. É a pluralidade que torna cada ser único e diferente.
O nosso país possui um povo com muitas diferenças, sejam éticas quanto religiosas e de classes econômicas diversas, o que gera certa diferença e até preconceito. Hoje em dia existem diversos programas sociais, tanto governamentais quanto privados para tentar diminuir essas diferenças e fazer com que pessoas diferentes interajam; o teatro é uma dessas formas. Antes, símbolo das classes dominantes, que se encontravam em teatros luxuosos, em noites de gala para ver uma peça clássica ou uma ópera, hoje está acessível a praticamente todas as classes, com preços acessíveis ou mesmo gratuitos, como o programa do SESI de São Paulo que leva peças bem escritas e produzidas com entrada franca para todas as classes e outro grupo fez mais ainda, levou o teatro até as pessoas de classe baixa, através de peças encenadas em locais públicos (Marina, fala o nome do grupo e explica um pouco do trabalho deles).
O teatro hoje não é mais, somente símbolo de riqueza, mas sim de cultura geral, diversão para todas as idades e meio de interação.
Vá ao teatro!
Delimitando a proposta!
ResponderExcluir